Estrutura Administrativa


EUDÓCIO MOREIRA CARDOSO

Prefeito Municipal

Atribuições:

Administrar os impostos recolhidos, bem como os orçamentos recebidos das esferas estadual e federal para aplicá-los em melhorias na cidade; tomar medidas para melhor zelar pela limpeza da cidade, além de atender as demandas das áreas da educação, da saúde, do transporte, da cultura e outros;  atuar nas áreas burocráticas administrativas e executivas referentes ao âmbito da cidade; reivindicar junto às esferas públicas e privadas o recebimento de benefícios para o município, além de convênios e outras ações que visem à execução de serviços e à captação e destino de recursos; apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de promulgar, sancionar ou vetar leis que já tenham passado por votação entre os vereadores. Caso uma decisão legislativa seja inconstitucional, é dever do prefeito vetar o artigo em questão; representar o município de forma legal; ouvir e atender à comunidade, no sentido de atender às suas necessidades.

Tel.: (22) 3829-2372

Praça 1º de Maio, s/nº, Centro, Laje do Muriaé/RJ, cep 28350-000

E-mail: prefeituradelajegabinete@gmail.com

 

ARACELI DE REZENDE SILVA

Vice-Prefeito Municipal

Atribuições:

Auxiliar o Prefeito, sempre que por ele for convocado, para missões especiais na esfera político-administrativa; ordenar a realização de despesas até o limite fixado pelo Prefeito; auxiliar o Chefe do Executivo na manutenção de bom relacionamento entre os Poderes Executivo e Legislativo; manter-se informado das atividades realizadas pela Prefeitura e dos resultados obtidos pela ação do Poder Executivo Municipal, de forma a municiar o Chefe do Executivo com dados e avaliações que possam subsidiar suas ações futuras; supervisionar o atendimento pela Prefeitura de solicitações de Órgãos federais e estaduais; sugerir medidas de aprimoramento da organização e das atividades da administração municipal, em benefício da cidadania.

 

Tel.: (22) 3829-2372

Praça 1º de Maio, s/nº, Centro, Laje do Muriaé/RJ, cep 28350-000

E-mail: prefeituradelajegabinete@gmail.com

 


DR. JOSÉ LUIZ FRIAS RABELO

Procurador Municipal

Atribuições:

Defesa, em juízo ou fora dele, dos direitos e dos interesses do Município; Promoção da cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa do Município ou de quaisquer outras dívidas que não forem liquidadas nos prazos legais; Emissão de pareceres sobre questões jurídicas; Consultoria e assessoria jurídica ao Prefeito e aos demais órgãos da Prefeitura; Redação de projetos de lei, justificativas de vetos, decretos, regulamentos, contratos e outros documentos de natureza jurídica; Assessoria ao Prefeito nos atos relativos a desapropriações, aquisições e alienações de imóveis pela Prefeitura e nos contratos em geral; Orientação jurídica nos inquéritos e processos administrativos;  Organização e atualização da coletânea de leis municipais, bem como das legislações federal e estadual de interesse do Município; Processamento de licitações para efetivar a compra de materiais e a contratação de obras e serviços necessários às atividades da Prefeitura; Representação do Município em juízo ou fora dele, cabendo-lhe receber citações iniciais, notificações, comunicações e intimações de audiências e de sentenças, comunicações e intimações de audiências e de sentenças ou acórdãos proferidos nas ações ou processos em que o Município seja parte ou, de qualquer forma, interessado e naqueles em que a Procuradoria Geral do Município deva intervir; Desempenho de outras competências afins.

Tel.: (22) 3829-2372

Praça 1º de Maio, s/nº, Centro, Laje do Muriaé/RJ, cep 28350-000

E-mail: procuradoria@laje.rj.gov.br

 

 

CHARLLES CARDOSO DE SOUZA

Secretário(a) de Gabinete

Atribuições:

Contribuir para a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal, propondo programas setoriais de sua competência e colaborando para a elaboração de programas gerais; Cumprir políticas e diretrizes definidas no Plano de Ação do Governo Municipal e nos programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; Analisar as alterações verificadas nas previsões do orçamento anual e plurianual de investimentos da Secretaria e propor os ajustamentos necessários; Promover a articulação da Secretaria com órgãos e entidades da administração pública e da iniciativa privada, visando ao cumprimento das atividades setoriais; Cumprir e fazer cumprir as normas vigentes na administração municipal; Propor convênios, contratos, acordos, ajustes e outras medidas que se recomendem para a consecução dos objetivos da Secretaria; Prestar assessoramento direto e imediato ao Prefeito; Desenvolver atividades de atendimento e informação ao público e autoridades; Coordenar e executar a programação de audiência, entrevista, reuniões, atividade de representação social de interesse do Prefeito; Desempenhar missões específicas, formais e expressamente atribuídas através de atos próprios, despachos ou ordens verbais; Redigir exposição de motivos, ofícios, cartas de interesse da administração; Controlar o recebimento e expedição de correspondência; Encaminhar, após fichamento, expediente aos demais órgãos; Controlar e encaminhar a publicação de expediente ao órgão oficial; Controlar, padronizar, enumerar e arquivar atos da administração; Coordenar, orientar e executar as atividades do cerimonial; Promover, coordenar e controlar a comunicação social da Prefeitura; Promover reuniões com associações comunitárias para identificação de prioridades, tipos de melhoramentos urbanos e habitacionais  a  serem  implantados  em  vilas  e  áreas  de  ocupação  não controlada; Coordenar e implantar programas de abastecimento à população,  principalmente à de baixa renda; Estimular fórmulas de  comunicação mútua entre  comunidades,  instituições  e  poderes  públicos; Orientar, informar e conscientizar as comunidades, capacitando-as a uma análise de sua própria realidade, visando a uma atuação cooperativa de participação e integração das mesmas, nas ações básicas promovidas pela Secretaria, no que concerne a seus interesses; Promover campanhas junto à comunidade, visando a cooperação mútua, no sentido de encontrar solução para o problema evidenciado; Participar das operações e programas de emergência; Articular o funcionamento com órgão da administração pública municipal, objetivando a ação integrada dos serviços inerentes à área de comunicação social; Manter intercâmbio de informações e de cooperação com órgãos e entidades de comunicação social dos governos federal e estadual; Planejar, coordenar, executar e controlar os trabalhos de cobertura jornalística das atividades da administração pública municipal; Redigir e divulgar artigos, reportagens, comentários e notícias sobre atividades municipais; Coordenar, orientar e distribuir matérias para divulgação de informações e explanações sobre atividades da Prefeitura, junto aos meios de comunicação em geral; Assessorar e representar o Prefeito, quando designado; Exercer outras atividades correlatas.

 

Tel.: (22) 3829-2372

Praça 1º de Maio, s/nº, Centro, Laje do Muriaé/RJ, CEP 28350-000

E-mail: prefeituradelajegabinete@gmail.com

 

FLÁVIO ROCHA POYAES FILHO

Secretário(a) de Saúde

Atribuições:

A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar; é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica afetas à sua competência.

Tel.: (22) 3829-2434

Rua Gerôncio Ferreira, s/nº 131, Centro, Laje do Muriaé/RJ, CEP 283500-000

E-mail: hospitalaje@gmail.com


NICYARA POEYS DE FREITAS

Secretário(a) de Controle Interno

Atribuições:

Apoiar tanto o Poder Legislativo quanto o Tribunal de Contas no exercício de suas funções de exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da entidade, quanto aos aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções, renúncia de receita, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, eficácia, efetividade e equidade.

Tel.: (22) 3829-2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: controleinterno@laje.rj.gov.br

 

HENRIQUE BRAGA CARDOSO

Secretário(a) de Obras

Atribuições:

As principais atribuições são coordenar, fiscalizar e executa obras públicas, tais como: escolas, unidades de saúde, e outros prédios públicos; Realiza abertura, implantação, urbanização de estradas, caminhos municipais, vias e logradouros públicos; Desenvolve e executa projetos de obras e infraestrutura no município, tais como: canalização de córregos e contenção de encostas; Autoriza mediante projeto e termo de compromisso, obras na via pública e demais logradouros, tais como: drenagem, canalizações, pavimentação de vias públicas e obras de arte especiais, a serem projetadas e executados por particulares; Fiscaliza os serviços públicos ou de utilidade pública concedidos ou permitidos pelo município; Estabelece normas e procedimentos para execução de obras nas vias e logradouros públicos, inclusive no subsolo; Fiscaliza a execução de obras na via pública, executadas por concessionárias e seus prepostos; Autoriza, mediante expedição de documento escrito à execução de obras na via pública, inclusive as não destrutivas no subsolo; Faz a gestão dos serviços de limpeza pública, coleta, varrição de ruas, avenidas e logradouros, transporte e destinação final de resíduos sólidos, a coleta seletiva e dos resíduos de serviços de saúde; Coordena a manutenção e ampliação do sistema de iluminação pública.

 

Tel.: (22) 3829-2372

Rua Professor Juracir Torres Pessoa , nº s/n, Centro

E-mail: obras@laje.rj.gov.br

 

MARLON NOGUEIRA DE SÁ

Secretário(a) de Agricultura

Atribuições:

A Secretaria Municipal de Agricultura tem como função coordenar a política agrícola do Município, prestando assistência e apoio a produtores rurais; coordenar, fomentar e desenvolver políticas de produção familiar de gêneros alimentícios; criar, manter  e  conservar  unidades, equipamentos e instalações para apoio e desenvolvimento da política agropecuária, agroindustrial e de abastecimento; apoiar, planejar, coordenar e executar programas de capacitação de agricultores e trabalhadores rurais.

Tel.: (22) 3829-2372

Rua Professor Juracir Torres Pessoa , nº s/n, Centro

E-mail: agricultura@laje.rj.gov.br


 LEILA MARIA DE ANDRADE

Secretário(a) de Educação

Atribuições:

Planejar, orientar e executar as atividades relativas ao ensino;  planejar, supervisionar, orientar, acompanhar e controlar o desempenho da Rede Municipal de Ensino em consonância com as normas do Sistema Federal e Estadual de Educação; administrar as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino; elaborar e coordenar estudos, planos, programas, projetos e pesquisas que viabilizem o desenvolvimento da política educacional do Município; promover a formação permanente e continuada dos profissionais da educação municipal; desenvolver e acompanhar os objetivos, as metas e ações do Planejamento Estratégico de Governo que estejam relacionados à Secretaria; desempenhar outras atividades que lhe sejam atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo, no âmbito de sua área de atuação.

Tel.: (22) 3829 - 1194

Rua Ademar Ligiéro, nº s/n, Centro

E-mail: educacao@laje.rj.gov.br


PAULO SÉRGIO TERRA SILVA

Secretário(a) de Meio Ambiente

Atribuições:

Planejar, coordenar e fiscalizar permanentemente as atividades municipais no sentido de ser mantido o equilíbrio ambiental do Município; Definir, manter e fiscalizar áreas de preservação das matas, fauna e flora e dos mananciais de águas existentes, bem como todos os demais sítios ecológicos que possa existir; Promover o reflorestamento, a recuperação da vegetação e a recomposição das áreas assoreadas, através de projetos que envolvam os diversos segmentos da sociedade; Opinar sobre construções, instalações e funcionamento das indústrias, comércio e prestação de serviço, antes da liberação dos respectivos alvarás de construção e de licença para funcionamento;  Entrosar-se com os órgãos Federais e Estaduais que tratam do assunto para celebração de convênios, de planos e projetos que beneficiem o Município com verbas e tecnologia, na área de saneamento e meio ambiente; Controlar por todos os meios a poluição sonora e visual, do meio ambiente, bem como o uso de agrotóxicos e outros agentes que prejudiquem a saúde e o sossego da população; Fomentar em conjunto com as demais secretariais municipais, órgãos de proteção ambiental de qualquer nível, associações civis e de classe, escolas, entidades e instituições, com o intuito de promover cursos, palestras e orientação dos munícipes com relação à educação ambiental e prevenção.

Tel.: (22) 3829 - 2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: meioambiente@laje.rj.gov.br


 

BERNARDO MOREIRA MARINHO PEREIRA

Secretário(a) de Cultura

Atribuições:

Formular e desenvolver a política municipal de cultura, fomentando a criação, produção e divulgação de bens culturais; executar e coordenar ações que visem à difusão de manifestações artísticas, à preservação e à ampliação do patrimônio histórico, cultural do Município; prestar assistência às iniciativas culturais e turísticas de órgãos e entidades públicos e privados, quando de interesse do Município; acompanhar assuntos de interesse do Município concernente a programas e projetos que visem o seu desenvolvimento cultural, junto a órgãos e entidades públicos e privados.

 

Tel.: (22) 3829 - 2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: cultura@laje.rj.gov.br

 

MARIA DE FÁTIMA FREITAS GOULART

Secretário(a) de Fazenda

Atribuições:

A Secretaria Municipal de Fazenda desenvolve a política financeira e tributária do município, nas atividades de lançamento, arrecadação e fiscalização de tributos, recebimento e movimentação de valores e de lançamentos contábeis. É responsável pela execução do orçamento-programa e do orçamento plurianual de investimentos, pela cobrança amigável da dívida ativa.

Tel.: (22) 3829 - 2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: fazenda@laje.rj.gov.br


 DANILTON BERNARDO DA SILVA BORGES

Secretário(a) de Assistência Social

Atribuições:

Executar as políticas públicas de proteção social aos destinatários, compreendendo ações de proteção à  família, à  criança, ao  adolescente  e  ao  jovem, à  pessoa  com  deficiência,  à  pessoa  idosa  e  da terceira idade, bem como o enfrentamento da pobreza e acompanhamento, elaboração e execução de políticas de combate às drogas, conforme os ordenamentos jurídicos institucionais vigentes; executar as  ações  de  desenvolvimento  social, prestando  assessoria técnico-administrativa  às entidades e instituições sócio-comunitárias e às instâncias de gestão das políticas de proteção social, aos conselhos, no que se refere à organização e desenvolvimento de seus objetivos; promover a administração dos entes públicos inerentes às suas atividades; coordenar a gestão dos Fundos afetos à Secretaria; acompanhar, elaborar e executar as políticas de combate às drogas; desempenhar outras atividades que lhe sejam atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo, no âmbito de sua área de atuação.

Tel.: (22) 3829 - 1320

Rua Presidente Sódre , nº 51, Centro

E-mail: assistenciasocial@laje.rj.gov.br

 

SÁVIO LUIZ LIMA DOS SANTOS BATISTA

Secretário(a) de Esportes

Atribuições:

Promover e coordenar a execução das políticas desportivas e de lazer do Município, buscando estimular as situações propiciadoras do crescimento de participação da comunidade; propiciar a criação ou ampliação de áreas e instalações relacionadas às práticas esportivas; articular-se com instituições afins existentes em outros municípios e na esfera estadual e federal; emitir pareceres nos processos administrativos de sua competência.

Tel.: (22) 3829 - 2372

Rua Ferreira Cezar , nº s/n, Centro

E-mail: esportes@laje.rj.gov.br


RÔMULO CÉSAR MALTEZ LEITE

Secretário(a) de Planejamento

Atribuições:

Dar suporte administrativo a todas as atividades desenvolvidas no âmbito das coordenadorias e das comissões, em especial quanto à disponibilização de serviços, materiais e equipamentos de trabalho; receber, conferir e solicitar informações necessárias à instrução de processos licitatórios relacionados às compras de materiais, equipamentos, contratação de serviços e obras; registrar e acompanhar as informações das licitações, visando ao cumprimento da prestação de contas junto ao TCE-RJ; controlar, através de registros específicos, todas as etapas pertinentes às atribuições da Gerência e das Coordenadorias; elaborar os contratos e atas de registro de preços, com base no regulamento vigente; encaminhar os contratos e atas de registro de preços para aprovação da Procuradoria; providenciar a celebração e assinatura dos contratos; publicar o extrato do contrato na imprensa oficial;  encaminhar o contrato à Gerência de Gestão de Contratos, Convênios, Parcerias e Atas de Registro de Preços; encaminhar a ata à Gerência de Gestão de Contratos, Convênios, Parcerias e Atas de Registro de Preços; efetuar outras atividades afins, no âmbito de sua competência.

Tel.: (22) 3829 - 2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: planejamento@laje.rj.gov.br

 

ADILSON FERNANDES DA SILVA

Secretário(a) de Indústria e Comércio

Atribuições:

Elaborar estudos, pesquisas e diagnósticos relativos a alternativas de desenvolvimento do Município, interagindo com a região metropolitana, na qual está inserido; organizar, programar, orientar e controlar as atividades relativas ao fomento das áreas comercial, industrial e de prestação de serviços no Município; negociar convênios e parcerias com órgãos, governamentais ou não, que atuam na área com a finalidade de desenvolver as empresas locais; desempenhar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo.

Tel.: (22) 3829 - 2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: industriaecomercio@laje.rj.gov.br


 

DELANO EMANOEL BASTOS

Secretário(a) de Trabalho e Emprego

Atribuições:

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda tem por atribuições promover, coordenar e incentivar políticas públicas de geração de emprego e renda, cooperativismo e de economia solidária. É responsável também por elaborar a política municipal de apoio à integração no mercado de trabalho.

Tel.: (22) 3829 - 2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: trabalhoemprego@laje.rj.gov.br


 

FERNANDO CEZAR ROCHA PONTES

Secretário(a) de Turismo e Lazer

Atribuições:

Formular, implantar, promover e executar de políticas públicas para o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social e sustentável; identificar, captar, selecionar e divulgar de oportunidades de investimentos turísticos; Consolidar o calendário anual de eventos turísticos, esportivos e culturais, como ferramenta eficaz de desenvolvimento local e atração de turistas, promovendo a divulgação do destino.

Tel.: (22) 3829 - 2372

Praça 1º de Maio, nº s/n, Centro

E-mail: turismo@laje.rj.gov.b